terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O DESAFIO DE SER CRISTÃO NUMA SOCIEDADE PECADORA

O DESAFIO DE SER CRISTÃO NUMA SOCIEDADE PECADORA.
Objetivos da lição:

1 – Mostrar a incompatibilidade entre o amor a Deus e o amor ao mundo.
2 – Desafiar o crente a ter uma postura de não conformação com os valores do mundo.
3 – Mostrar que o crente não está alienado da sua realidade mas luta por sua transformação.

Tema: I João 2:15,16,17 Romanos 12:2

No evangelho segundo escreveu João no capítulo 3 e versículo 16 está escrito: “Porque Deus amou o mundo de Tal maneira que deu o seu Filho unigênito...” isso parece ser uma ambigüidade quando lemos o mesmo Apóstolo João nos alertando em sua primeira epístola: “Não ameis o mundo nem o que nele há...”. (I João 2:15).
A palavra mundo é amesma de Kosmos do grego antigo que tem sentidos diversos como: ordem, harmonia, beleza e também designa o universo como: estrelas, planetas, o ambiente natural onde estão inseridos os seres vivos como: animais, vegetais, minerais enfim o microcosmo e macrocosmo.
Para a teologia o mundo tem conotações como a sociedade e o sistema de vida alienadas de Deus.
Podemos definir então que o amor que Deus sente é pelas pessoas que estão no mundo, e o alerta que João deu foi para não amarmos e não fazer parte do sistema corrupto, decaído e alienado de Deus que rege a sociedade.

A incompatibilidade entre os dois amores.

O grande mandamento é: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. (Mateus 22:37)
O alvo mais elevado da vida humana é amar a Deus, sendo assim o propósito de Satanás é atrair a atenção do cristão para que este viva um amor dividido entre Deus e o mundo.
Na palavra de Deus encontramos várias provas da incompatibilidade desse amor.

1- O mundo não nos conhece e não conhece a Deus. (I João 3:1)
2- A amizade do mundo é inimizade contra Deus. (Tiago 4:4)
3- O mundo jaz no maligno. (I João 5:19)
4- Quem ama o mundo não ama a Deus. (I João 2:15)
5- Que adianta ganhar o mundo e perder sua alma? (Marcos 8:36)
6- O que há no mundo conspira contra Deus. (I João 2:16,17)
7- Este sistema mundano não agrada a Deus. (Romanos 12:2)
8- Não há possibilidades de servir a dois senhores. (Lucas 16:13)

A Postura Cristã.

O que está acontecendo com o mundo?

Hoje é comum ver nos meios de comunicação noticias alarmantes, uma mãe que abandonou sua filha recém nascida numa lata de lixo, um político aqui e ali que foi pego aceitando ou oferecendo propina, a verba para merenda escolar desviada para uso ilícito, um filho que matou o pai para receber herança ou o seguro de vida, aumento da violência contra crianças, pessoas morrendo por dirigir sob efeito de álcool, guerras, catastrofes etc...
A bíblia relata que o deus deste mundo cegou o entendimento dos incrédulos para que não vejam a luz que vem do evangelho. (II Coríntios 4:4)

Verdade é que muito dos males são causados por pessoas ganaciosas, sem escrupulos e sem amor, mas a bíblia nos mostra que há um espírito que age no mundo o espírito de rebelião, o mundo alienado de Deus é presa fácil de Satanás que para se opor a Deus e hostilizar os cristãos corrompe os valores da sociedade, influencia a cultura, a política, os meios de comunicação, os relacionamentos interpessoais, as leis, a educação, enfim ele procura dominar este mundo.
Paulo escrevendo aos romanos propõe que a conduta ideal do verdadeiro cristão é a de não se conformar com este mundo (Romanos 12:2)
Paulo incentiva essa mudança não só no exterior, mas na mente , no coração, no modo de ver e de agir. Esta mudança só é possivel quando entregamos verdadeiramente a Jesus nossa vida, Ele transforma nossas atitudes perante nossa família e sociedade faz de nossa vida sal da terra e luz do mundo para uma sociedade que vem perdendo sabor da vida e andando em escuridão.

“E assim se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.(II Coríntios 5:17)


Postado por:

Pb.Marcelo Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário