terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

POR QUE SOFRE O JUSTO?

Um dia ouvi um testemunho que chamou minha atenção para a questão: Por que sofre o justo?
O pastor contou que um membro fiel de sua igreja, um pai aflito veio pedir ajuda para o seu dilema. O pai disse ao pastor que tinha 4 filhos, o primeiro com 16 anos tinha atrofia muscular e estava paralitico numa cama, era uma doença rara geneticamente transmissível que se acentua a partir dos 13 anos de idade. Após exames complementares descobre que seus filhos de 13 e 10 anos irão desenvolver a mesma doença. Restando apenas o de 3 anos e na esperança de salvar seu caçula desta triste sina, o pai que ganhava apenas 1 salário mínimo, pede ajuda ao pastor.
O pastor prontamente o ajudou e encaminhou o pai e seu filho para um especialista na área da genética que ficava em outro estado. Ao retornar, o pai abatido relata ao pastor que seu filho de 3 anos esta sentenciado com a mesma doença e aos 14 anos vai desenvolver a mesma distrofia e ficará paralítico.

Que resposta poderíamos dar a este pai? Ou qual consolo?
Após este relato percebi que uma das grandes questões da vida é saber a razão do sofrimento e que talvez esta seja uma das perguntas mais difíceis até mesmo para cristãos sinceros.


Esta questão é como pensar:
"Se Deus é bom então ele não é Poderoso, porque sendo Ele bom e havendo doenças Ele não é todo poderoso, se Deus é todo poderoso então Ele não é bom, porque permite o sofrimento das pessoas"


Apesar das várias explicações que já ouvi sobre este tema acredito piamente que o sofrimento além do seu lado negativo  tem também um lado positivo que está ligado a justiça de Deus.


O que entendemos por justiça?
Segundo o dicionário Aurélio, justiça é dar a cada um, aquilo que lhe é de direito, julgar segundo o direito e melhor consciência, ou ainda, rigorosa aplicação da lei imparcial e inflexível.
Segundo a teologia: "Justiça divina refere-se a ação redentora de Deus na esfera do pecado humano, Deus através de suas normas, leva-nos a um relacionamento correto com Ele e nos liberta do poder do mal."


Quem é considerado justo ou injusto por Deus?
Segundo a bíblia, justo é o cristão que por fé aceita a morte expiatória de Jesus e sua fé lhe é imputada como justiça e nos justifica perante Deus. Leia: ROMANOS 4:5 - ROMANOS 3:24 - ROMANOS 5:1
Segundo o dicionário Aurélio, injusto é todo aquele que não tem fé ou é incrédulo. Para Deus injusto é todo aquele que não aceitou o sacrifício expiatório de Jesus na cruz.


Entendendo alguns motivos do sofrimento.

1º - Pela queda do homem (Adão e Eva):
Quando o pecado entrou no mundo, entrou também a dor, o sofrimento, a tristeza e finalmente a morte, o pecado de Adão e Eva, trouxe sérias consequências a toda a raça humana a terra foi amaldiçoada. Leia: Romanos 5:12 e Romanos 5:18 e 19


2º - O nosso planeta passa por mudanças radicais:
Leia: I João 5:19 e João 16:33, isso torna o mundo um lugar perigoso de se viver, mesmo o crente sendo fiel pode passar por situações de adversidade como ser assaltado, sofrer um acidente de carro ou avião, em várias partes do mundo crentes passam por catástrofes, terremotos, tempestades, furacões, maremotos. Ninguém está isento distas coisas, Leia: Eclesiastes 9:2 e Mateus 5:45.


3º - A lei da semeadura:
Jesus disse: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhe também vós, porque esta é a lei e os profetas, Leia: Mateus 7:12 . Nossas atitudes são determinantes no dia do juízo cada um dará conta de suas ações, Leia: I Tessalonicense 5:15, também está escrito na bíblia: ...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Veja: Gálatas 6:7.


4º - Somos atacados por Satanás:
As escrituras mostram claramente que Satanás que significa adversário é por usurpação o deus do presente século, Leia: II Coríntios 4:4, vemos no caso de Jó um homem temente e reto foi atacado por Satanás com permissão de Deus. Satanás e seus demônios se comprazem em perseguir os crentes que amam a Deus Leia: I Pedro 5:8


5º - Para nosso crescimento e aperfeiçoamento:
A bíblia nos ensina claramente que Deus pode usar o sofrimento para diferentes propósitos, Leia: I Pedro 1:7 , para chamar o seu povo desgarrado, veja: Juízes 2 : 21,22, para crescimento ou renovação espiritual, veja: Salmos 81:6,7, para arrependimento de pecados, Leia: Atos 14:22, para fortalecer nossa fé e aumentar nossa confiança, Leia: II Coríntios 12:7,8 e 9 para formação de um autentico caráter cristão Leia: Salmos 139:23 para nos ensinar a ser pacientes Leia: Tiago 1:3, para ser dependente de Deus veja: Deuteronômio 8:2 e 3, e até mesmo para propagar o seu reino, Leia: João 9:1 a 3.


Aprendi que Deus está no controle de tudo e tem sempre um propósito.
O cristão por fé confia que Deus é fiel e sabe o que faz, Leia: ISAÍAS 55:8,9 e JÓ 9:2, A 12 , o fato de ser crente fiel não nos isenta nesta vida de passar por sofrimentos e angústias Leia: João 16:33 e Eclesiastes 9:2,3, e sei que nosso amado Deus é fiel, amoroso, justo nuca vai no abandonar, Leia: Isaías 43:1,2 Creio na bíblia como inerrante palavra de Deus, vi na bíblia exemplo de homens como: Jó, José do Egito, Davi que foram fieis e passaram por várias tribulações. Na carta aos Hebreus o autor nos dá um relato dos heróis que ao longo da história sofreram muito, mas nunca perderam a fé no seu Deus, Leia: Hebreus 11:35 a 40.


É claro que não pretendo resposnder porque sofre o justo?, mas faço minha as palavras do apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Romanos:


"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. " Leia: Romanos 8:18


Deus é bom, justo, fiel e sabe o que faz.


Pb. Marcelo Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário