quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DE UM ALTAR.

Ao longo da Bíblia, vemos em várias passagens homens de Deus que erigiram altar por vários motivos. Ao observar a trajetória dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, notei que eles levantavam altares quase que continuamente, tendo cada um deles sua motivação espiritual.


O QUE É UM ALTAR?
Segundo a bíblia era o local onde os sacrifícios eram oferecidos a Deus, o altar ficava sempre num local alto. No antigo testamento dois altares foram usados no tabernáculo:



1° - Altar do Holocausto: Era feito de cobre e todo aquele que fosse ao tabernáculo passava por ele e trazia seu sacrifício e entregava ao sacerdote. Neste altar fogo ardia sem parar e o sangue corria sem parar.





2°- Altar do incenso: Era feito de madeira de cetim e de cobre, nele havia 4 chifres (pontas) dirigidos para cima que servia de refugio.



QUAIS OS PROPOSITOS DE UM ALTAR?
Podemos dizer que um altar dentre outras coisas servia para:
Culto – Adoração – Oferendas – Alianças – Comunhão – Consagração.


QUE MANIFESTAÇÕES ACONTECERAM NUM ALTAR?
Foi num altar que Deus:

- Fez uma aliança com Abraão. (Gênesis 15:18)
- Pediu para Abraão seu filho em holocausto num altar. (Gênesis 22:1,2)
- Se manifesta a Jacó em Betel quando fugia de seu irmão. (Gênesis 35:7)
- Nadabe e Abiu morrem por oferecer fogo estranho. (Levítico 10:1,2)
- Fogo caiu do céu quando Elias orava.( I Reis 18:31,32)


AS REFORMAS QUE JOSIAS FEZ NO ALTAR EM II REIS 23:1 A 20
Então o rei, pondo-se em pé junto à coluna, fez um pacto perante o Senhor, de andar com o Senhor, e guardar os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, confirmando as palavras deste pacto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou este pacto.


Reformas no templo: nos versículo 4, 6,7,11: Tirou do templo todos os vasos consagrados a Baal, os ídolos do bosque e derrubou as casas dos sodomitas onde mulheres faziam cortinas para os ídolos, Retirou as oferendas aos deuses como os cavalos dedicados ao sol, e queimou os carros no fogo.

Reforma dos Lideres: Os versículos 5,8,20: Destituiu todos os sacerdotes que queimavam incenso a Baal ao sol aos planetas, estrelas e lugares altos.
Matou todos os sacerdotes que praticavam tais abominações.


Reforma nos altares: Derrubou os altares e quebrou os ídolos: nos versículos 8,10,13,14,15: Derrubou altares das portas de entrada, da porta da esquerda, profanou Tofete (era um lugar no vale de HINOM onde se realizavam sacrifícios infantis a Moloque). Profanou os altos que estavam defronte de Jerusalém, o altar de Astarote, Quemós e Milcon que Salomão tinha feito. Derrubou também o altar de Betel e quebrou os ídolos.

O Problema do pecado.
Satanás está interessado que abandonemos o altar de Deus, quando deixamos de cultuar e nos relacionar com Deus nos tornamos mais tolerantes ao pecado e aos prazeres mundanos, o pecado trás consequências desastrosas, leia na sua bíblia o capítulo 23 de II Reis e os capítulos 16,17 e 18 de I Reis para entender como Satanás enganou os líderes e tentou transformar o verdadeiro culto de adoração estabelecido por Deus em orgias, idolatria e sacrifícios de crianças e adultos que resultou na ruína de Israel no cativeiro do povo e mais tarde num período de 400 anos de silêncio de Deus.
A bíblia relata que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23) entendemos que quem está no pecado está separado e não pode agradar a Deus, por isso Ele por amor entregou seu Filho único para restabelecer um relacionamento amigável conosco e restaurar a comunhão perdida após a queda do homem. (Romanos 5:1,2)


Levantando Altares.
Ser santo significa ser separado; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. (I Pedro 1:15)
A bíblia revela algumas áreas que devemos santificar: Corpo, Alma, Espírito. (I Tessalonicenses 5:23)


O corpo:
Romanos 12:1 fala que devemos apresentar nossos corpos como holocausto.


Os olhos:
Apocalipse 3:18 Jesus nos fala do colírio para os olhos e em Mateus 6:22 Jesus nos fala que os olhos são a candeia do corpo.


A boca:
Em Mateus 15:18 fala que o que contamina o homem é o que sai da boca.
A lingua é um pqueno menbro que leva o corpo ao inferno. ( Tiago 3:5)


O ouvido:
Em apocalipse 3:6 Jesus nos alerta para ouvir o que o Espírito diz á igreja.


O coração:
Em Mateus 15:19 Jesus disse que do coração procede maus pensamentos, morte, adultério, fornicação, roubos, mentiras e blasfêmias.


As mãos e pés:
Em Provérbios 6:16,17,18 e 19 é uma lista de 6 coisas que Deus odeia e a 7ª Deus abomina, olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam para o mal, falsa testemunha e a 7ª os que semeiam contenda entre irmãos.


Onde deve ser o altar?
Hoje não é necessário erigir um altar físico em algum lugar para se relacionar e adorar a Deus, por outro lado muitas pessoas vão ao culto por acreditar que a igreja é o lugar propício para adoração, precisamos entender que adoração não está restrita ao lugar ou na liturgia do culto, mas numa conduta de vida que agrada a Deus em todos os lugares por onde passarmos, na escola, no trabalho, em casa, na rua, na condução etc...

Entenda que antes de rejeitar a oferta que Caim ofereceu no altar, Deus já tinha rejeitado sua vida.

" Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem". (João 4:23)

Pb. Marcelo Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário